Festa das latas e Imposição de Insígnias

A “Latada” ou “Festa das Latas” remontam ao século XIX, quando os estudantes de Coimbra expressavam ruidosamente a sua alegria pelo fim do ano letivo, utilizando todos os objetos que produzissem barulho, nomeadamente as latas.

O momento alto desta festa, atualmente realizada no início do ano letivo, é o cortejo que tem lugar no domingo da “Latada”, pelas ruas da cidade, onde tomam lugar de destaque os “novos grelados” e “fitados” e em que no final os “caloiros” são batizados no rio Mondego.

Durante o cortejo, os caloiros, para além de arrastarem as latas, desfilam vestidos consoante a fantasia pessoal do seu ”padrinho” ou “madrinha” e transportam cartazes de teor crítico, alusivos a professores, ao ensino superior e ao sistema educativo, a acontecimentos nacionais e a governantes.

Tal como acontece na Queima das Fitas, também na Festa das latas os alunos do Instituto Politécnico de Coimbra são convidados pela Academia a participar no cortejo. Atualmente é realizada uma festa própria de receção aos novos estudantes do IPC, organizada pelas várias associações de estudantes das escolas do Instituto, com o apoio da presidência.