Queima das Fitas

A Festa da Queima das Fitas é, por excelência, a festa dos estudantes da cidade de Coimbra e da sua população, sendo igualmente considerada por todos a maior manifestação estudantil que ocorre em Portugal.

Em maio, durante uma semana que começa obrigatoriamente com a tradicional Serenata Monumental no Largo da Sé Velha, as capas negras são mais que muitas e a Academia, obedecendo a memórias já centenárias, esquece os estudos e perde-se nas noites sem fim.

A festa da Queima atinge o seu ponto alto com a realização do Cortejo. Formado na alta, pelos quartanistas que aí se dirigem para queimarem o “grelo” e que depois, como “novos fitados”, desfilam nos carros alegóricos enfeitados com as cores das faculdades, o Cortejo integra no seu percurso, milhares de estudantes “liderados” pelos alunos finalistas, reconhecíveis por suas cartolas e bengalas.

O sarau académico, o chá dançante e o baile de gala, para além dos muitos concertos com bandas nacionais e estrangeiras que se realizam todas as noites no “Queimódromo”, são outros dos eventos de referência que compõem o programa da Queima das Fitas.

Apesar da Queima das Fitas ser uma festa da Universidade de Coimbra, os alunos do Instituto Politécnico de Coimbra são convidados pela Academia a participar ativamente nesta festa que é, principalmente, dos estudantes.